Atração
Turfe: Josiane Marques volta a Pelotas em busca de marca histórica
Única joqueta em atividade no Estado se apresenta no Jockey Club, domingo, à procura de uma segunda vitória na cidade
Foto: Álvaro Guimarães - Especial - DP - Programação começa às 14h no hipódromo da Tablada
O público que estiver no hipódromo da Tablada neste domingo (29) poderá testemunhar um feito histórico do turfe gaúcho caso a joqueta Josiane Marques, 22 anos, volte a vencer. Se fizer isso, a carazinhense radicada em Porto Alegre passará a ser uma das pouquíssimas mulheres a ganhar mais de uma corrida na difícil pista pelotense. A programação começa às 14h e a entrada no Jockey Club de Pelotas é gratuita.
Nos registros, apenas duas mulheres venceram mais de uma corrida em 93 anos do clube: Idília Teixeira, que montou nas décadas de 1960 e 1970, e Michele Vargas, no início dos anos 2000. Desse modo, J. Marques – que atualmente é a única joqueta em atividade no Rio Grande do Sul – tem boas chances de se tornar a terceira representante feminina a conseguir essa façanha.
“Ela demonstra ter um talento excepcional e reunir todas as condições de conseguir essa marca muito importante para o Jockey Club de Pelotas e para o turfe gaúcho”, diz o ex-narrador e hoje comentarista de turfe Rogério Alves.
Para o analista Juliano Barbosa, a joqueta desembarca em Pelotas confirmada para montar alguns dos favoritos do domingo, o que aumenta suas chances. Os destaques, conforme Barbosa, ficam com Venturoso, de Amon Fonseca da Silva, no primeiro páreo, e Guardião da Lagoa, de Renato Mussi, no terceiro.
“Venturoso venceu com facilidade na última apresentação e merece muito respeito, enquanto Guardião da Lagoa, que venceu na estreia e já se apresentou no Cristal, é o favorito na sua prova”, comenta. Nos outros dois páreos, J. Marques montará Coeur D’Amour, do Stud NJA, e Pampa Star, de Gezon Laguna Souto.
Apenas sete mulheres já venceram em Pelotas
Ao ganhar sua primeira prova em Pelotas, no início de outubro, J. Marques entrou para o seleto grupo de mulheres que conseguiram vencer uma corrida no Jockey Club e, que até então, tinha apenas seis nomes: Idília Teixeira, Suzana Davis, Carmen Torres, Janaína Isabel, Michele Vargas e Lu Andrade.
Parceria com a Aapecan
Neste domingo, o Jockey Club de Pelotas e a Associação de Apoio à Pessoas com Câncer (Aapecan) realizam uma atividade conjunta para marcar o Outubro Rosa: o quarto e último páreo do dia será disputado em homenagem à Aapecan e quem vestir rosa ganha um vale aposta de R$ 2,00 (a promoção só vale para maiores de 18 anos).
A direção do Jockey também pede a doação de um quilo de alimento não-perecível para a Aapecan, que oferta hospedagem e refeições para pacientes em tratamento e seus acompanhantes.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário